Total de visualizações de página

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Frango ao molho de peras

Rendimento: 4 porções
Valor Calórico: 240 kcal a porção

Ingredientes
:
4 filés de frango sem pele
1 colher (café) de canela em pó
sal e pimenta do reino a gosto
2 colheres (chá) de azeite de oliva

Creme de Peras
:
2 Peras, em cubinhos
1 cebola em cubinhos
1 raminho de alecrim fresco
¼ xícara (chá) de vinho branco
1 colher (chá) de mostarda
1 colher (chá) de molho de soja
1 colher (sopa) de mel

Modo de preparo
:
Tempere os filés de frango com a canela, o sal e a pimenta do reino. Aqueça o azeite em uma frigideira e grelhe os filés de frango, deixando dourar dos dois lados. Retire e mantenha aquecido. Adicione o restante dos ingredientes à panela e deixe cozinhar em fogo baixo por cerca de 10 minutos. Retire e bata no liquidificador. Prove o sal e regue os filés de frango. Sirva. Se quiser, enfeite com raminhos de alecrim.



Benefícios relacionados ao consumo diário de peras
  • As peras têm menos de um grama de gordura e não contêm colesterol. Bastante versáteis, podem ser assadas ou cozidas, tornando-se saborosas sobremesas em dietas.
  • Consumir frutas frescas, como as peras, é uma maneira saudável de controlar a vontade insaciável de comer doces. Uma dieta de carboidratos e fibras contribui para o melhor controle da glicemia, pois a pera madura é uma boa fonte de carboidrato.
  •  Uma pera média contém 4,8 gramas de fibras e pectinas, e é fonte de vitamina C (antioxidante), que auxilia no fortalecimento do sistema imunológico.


 

Alimentação natural na saúde da mulher

A saúde da mulher não é só mantida por hormônios mas pelo estilo de vida, pela hereditariedade e pela atividade física. Estabelecer bons hábitos alimentares logo cedo e exercícios físico auxiliam na prevenção de doenças.
Não fume. Não beba , evite o sobrepeso e a obesidade.
TPM
Pouco antes da menstruação algumas mulheres têm sintomas como retenção de líquidos, irritabilidade, depressão, constipação e aumento do volume dos seios
Alimentação: cereais integrais, grãos de soja, linhaça.
Cândida
A fraqueza no sistema imunológico e a falta de bactéria amigáveis favorecem os fungos vaginais. Alguns anticoncepcionais podem alterar o PH do corpo e facilitar ao aparecimento de fungos. Antibióticos tem o mesmo papel pois matam as bactéria amigáveis. O fungo está presente em nosso corpo e só prolifera quando o sistema imunológico se rompe.
Alimentação: iogurte com lactobacilos vivos, alho.
Risco de câncer de mama
Há um crescente risco de câncer de mama na idade avançada. Enquanto o câncer de mama antes da menopausa é ligado ao baixo peso, na idade avançada está relacionado ao nível alto de hormônios sexuais. O ganho de peso em volta da cintura pode elevar os hormônios femininos (estrógenos) e hormônios masculinos (androgenios).
Alimentação: coma fibras, soja, peixes, ovos, semente de linhaça, tofu, cevada, leite de soja, erva doce e vagem, evite gorduras animais.
Ânsia por doces
Antes da menstruação pode ocorrer um aumento da vontade de comer doces.
Faça refeições pequenas e frequentes.
Exercite-se frequentemente pois ajuda a reduzir a hiperinsulinemia.
Alimentação: maçã, ameixa, bananas, cerejas e damasco seco.
Osteoporose
Como o estrógeno estimula a formação óssea, na menopausa pode ocorrer um início de desmineralização óssea.
Fumo, álcool e cafeína diminuem a absorção de cálcio.
Alimentação: farelo de soja, abacaxi, sálvia, espinafre, salsinha, cereja, aipo, nozes, pêssego

domingo, 14 de novembro de 2010

Dormir bem ajuda na perda de peso


Quando dormimos mal produzimos muito CORTISOL, um hormônio relacionado ao stress. O excesso de cortisol pode aumentar a vontade de comer principalmente pães, doces e massas, o que acaba com qualquer dieta.

Dicas para uma boa noite de sono...


- O quarto deve ter temperatura amena e estar ventilado; Deixe uma pequena fresta da janela aberta.

- O ambiente onde dormimos deve estar escuro, desligue os eletrônicos da tomada pois inclusive a luz standby deixa o quarto mais claro do que ele deve ser.

- Procure dormir em ambiente silencioso, evite rádios e televisão ligados.

- Evite ver televisão ou ficar trabalhando no computador no quarto ou na cama. Essas atividades nos despertam e dificultam o sono.

- Tome um banho morno, que melhora a circulação e ajuda a relaxar.

- Pingue algumas gotas de óleo essencial de lavanda num algodão e o coloque dentro da fronha. O óleo essencial de lavanda ajuda a relaxar e a dormir melhor.

- Tome uma xícara de chá de camomila, a camomila que tem ação calmante sobre o sistema nervoso central e induz o sono.

- Faça a sua última refeição pelo menos 1 hora antes de dormir. Opte por pratos leves e de fácil digestão.

- Faça uma atividade física regular. O exercício melhora a produção de serotonina que ajuda a relaxar e melhorar a qualidade do sono
.

Todo poder às proteínas vegetais

Saúde, qualidade de vida e bem-estar dependem de diversos fatores, como alimentação, hábitos e estilo de vida. Assim, a maior parte das doenças crônicas e não transmissíveis é resultado das escolhas que fazemos, como alimentação inadequada, sedentarismo, tabagismo e consumo excessivo de bebida alcoólica.

Pesquisas demonstram que dietas com maiores quantidades de proteínas vegetais trazem mais benefícios à saúde quando comparadas com dietas à base de proteínas animais. Muitos estudos indicam que a prevalência de doenças crônicas é menor entre vegetarianos. Na maioria dos estudos que comparam indivíduos vegetarianos e não vegetarianos, observa-se que os primeiros gozam de melhor padrão de saúde.

O consumo de proteínas vegetais, associado a frutas, verduras, legumes, cereais integrais, leguminosas, oleaginosas, sementes e óleos vegetais, está relacionado à redução no risco de doenças degenerativas como câncer, doenças cardiovasculares e diabetes.

A recomendação do American Institute for Cancer Research é que a proteína da dieta seja derivada principalmente de vegetais como soja, quinua, leguminosas, oleaginosas e sementes. Estes alimentos possuem menos gordura total, saturada e colesterol e mais carboidrato e fibra que os produtos de origem animal. Alguns fornecem ainda, isoladamente ou combinados entre si, as quantidades dietéticas recomendadas de proteína para manutenção das funções vitais.

As proteínas de origem vegetal, como componentes de uma dieta variada e equilibrada, podem fornecer as quantidades necessárias para se atingir a ingestão dietética recomendada, sem que seja necessário recorrer a suplementos protéicos.