A alimentação sempre fez parte da vida humana e Vaira de acordo com as fases de vida e evolução tecnológica. Hipócrates, o Pai da Medicina, já dizia: “faça do seu alimento o seu medicamento”.
Os alimentos, além de fonte de nutrientes e vitaminas, são considerados importantes para a prevenção ou cura de várias doenças. Atualmente, a mídia utiliza muitos termos diferentes quando se refere aos alimentos. É comum ouvirmos os termos: alimentos funcionais, integrais, orgânicos, nutracêuticos, dentre outros. Mas, você sabe quais são as diferenças entre eles?
Alimentos funcionais: alimento que, além das funções nutritivas básicas, quando consumido como parte da dieta, produz efeitos benéficos à saúde atuando no crescimento, desenvolvimento, manutenção e outras funções normais do organismo humano. Exemplos: chá verde, uva, soja e linhaça em suas variadas formas, semente, farinha é óleo.
Alimentos integrais: alimentos que têm características energéticas e nutricionais importantes como fibras, minerais e vitaminas e que não sofreram alteração em sua estrutura. A substituição de alimentos processados pelos equivalentes integrais é uma recomendação comum nas orientações para uma nutrição saudável. Exemplos: aveia, farelo de trigo, germe de trigo, arroz integral, dentre outros.
Alimentos orgânicos: alimentos que não tiveram contato com agrotóxicos ou fertilizantes químicos, sendo produzido por processos naturais que não agridem a natureza e mantém a vida do solo intacta.
Nutracêuticos: todo alimento que, além das funções nutricionais básicas, produzem efeitos benéficos à saúde, sendo que estes benefícios dependem dos ingredientes contidos nas formulações. Basicamente são divididos em fibras alimentares, proteínas, vitaminas, antioxidantes, e minerais dentre outros.
E para auxiliar na redução do peso devo consumir um alimento diet ou light?
Diet: são alimentos que possuem uma formulação especial para atender as pessoas que têm uma disfunção ou distúrbio físico ou metabólico, como exemplo, os diabéticos. Neste caso não há necessidade que o produto seja menos calórico. Exemplos: chocolates, biscoitos, sucos, doces em geral.
Light: são todos os alimentos que possuem redução de, no mínimo, 25% de algum componente de sua formulação, seja gordura, açúcar ou sal (sódio), sendo ideal para determinadas dietas, principalmente para emagrecimento. Exemplos: sal light, doces e sucos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário